quinta-feira, 19 de junho de 2008

Desconstrução do conceito de Hierarquia

Parte 1 – Introdução

Durante algum tempo estive pensando em abordar esse tema, não acredito que consiga ser extremamente abrangente e completo em tudo que vou escrever, muito menos consiso em todas as informações, porem, vale a pena a reflexão...

Segundo a Wikipedia:

Hierarquia é a ordenação de elementos em ordem de importância. Mas pode significar mais específicamente:

- A distribuição ordenada dos poderes.
- A graduação das diferentes categorias de funcionários ou membros de uma organização, instituição ou Igreja.
- A ordenação de elementos visuais para tornar a informação mais facilmente inteligível ou para destacar elementos de uma composição.

Portanto hierarquizar é ordenar, organizar sistemas, como o desenho abaixo todo rabiscado por mim! Apresenta um sistema social dividido em classe, como uma piramide.
Até ai blz! O problema que vejo é que essa forma de organização esta presente em praticamente tudo em nossa vida! E isso é ruim? Não que seja ruim, o problema é as pessoas não visualizarem essas relações de poder e se “acoplarem” perfeitamente a essa forma de organização que ao meu modo de ver é um dos grandes fatores que geram os conflitos de classes.

- Mas o que te deixou tão irritado nessa história?
- O problema todo dessa história não foi minha chefe ter me pedido pra ligar para ele, mas sim ter pedindo pra alguem abaixo de mim mandar eu ligar pra ele. Isso me deixou puto da vida! Imagina isso! Alguem abaixo de mim me dando ordens? Isso é um absurdo!

Diálogo do dia a dia, ouvi isso outro dia no metro, bom, não existe senso algum de igualdade entre as pessoas, tanto profissionalmente como socialmente. Sempre haverá o famoso conflito, a resistência, esse sistema incrivelmente complexo e sem saída que é o capitalismo...Agora, não que esse conceito não possa ser destruído, na verdade ter uma noção disso já um forma de conscientizar-se da questão de hierarquização...ao meu modo de ver viver e encaixar-se de forma perfeita e não critica nesse contexto é o verdadeiro absurdo...

Ta lançada a discussão, nem que só eu fique aqui feito tonto comentando meus próprios posts ¬¬

4 comentários:

Anônimo disse...

temos visões diferentes de certos pontos.

Fabio disse...

Cara, concordo com tudo o que vc disse. Mas acho que é até necessário haver uma certa hierarquia em tudo, principalmente por questões de organização. Mas o problema é que faz parte da natureza humana tentar se diferenciar dos outros em algo, e galgar posições hierárquicas é uma dessas maneiras. Muitas pessoas fazem isso pura e simplesmente para alimentar o ego, por vaidade, para ostentar um cargo e mostrar importância frente aos outros, e é isso que complica tudo - como no caso que vc citou que ouviu no metrô. As pessoas acabam dando mais importância ao fato de chegar a determinada posição do que saber o que vão ter que desempenhar quando chegarem até lá.

Flávio Faria disse...

Eu discordo, como sempre...Pelo simples prazer de ser do contra...hahahaah

Cade a atualização cazzo??? hahaha

Abraço velho!!!

Christine. disse...

Queria falar sobre o comentário do Fábio, cara, nao acredito que tenha que existir hierarquia, mas o que eu acho certo nem sempre é o certo, vai saber, mas mesmo quando nao queremos fazer parte, mesmo que um pouco estamos envolvidos, nao há lugar no sistema capitalista pra quem pensa diferente. Ou você adota, e participa, faz tua parte ou tu é estigmatizado.
E pra quê isso de as pessoas sempre quererem mais e quererem ser melhores? Ter bens materiais e uma dita vida boa nao é merda nenhuma. Nao existe sentido em querer mais, quando tu nunca vai chegar num lugar, porque sempre tem mais algum outro nível aonde ir, ninguém nunca se sente pleno, satisfeito, vai tá sempre faltando alguma coisa, aquele eterno vazio que nao pode ser preenchido dessa forma.
Esse sentimento de superioridade nao prova nada, nao existe essa de ''alguém abaixo de mim'' (pelo menos pra mim né) um absurdo é esse cara ter a coragem de ter falado isso em voz alta, e eu também concordo que hierarquia gera desentendimento, fato.